Ergo Proxy

Ergo Proxy é um animê de suspense e ficção científica exibido a partir de fevereiro de 2006 no canal japonês WOWOW.

A história começa numa cidade futurista chamada Romdeau, construída para a proteção dos cidadãos após o apocalipse ambiental global. Nesta utopia, humanos e andróides (chamados AUTOREIVs *autoraves* no anime) coexistem uns com os outros, num ambiente de total controle. Uma série de assassinatos cometidos por robôs descontrolados infectados por um vírus chamado Cogito começa a estragar a delicada ordem social. Por trás dos panos, o governo vem conduzindo experimentos secretos com uma misteriosa forma de vida humanóide chamada Proxy, a qual supostamente teria a chave para a sobrevivência da humanidade.

Personagens principais e secundários:

Vincent Law ~ Um imigrante que trabalha para o governo, com a função de caçar e inutilizar robôs infectados.
seyuu: Koji Yusa

Real Re-l Mayer ~ Neta do Regente da Cidade, Donov Mayer. Ela trabalha como Inspectora no Escritório de Inteligência, encarregada de investigar uma série de assassinatos brutais cometidos por robôs infectados pelo vírus Cogito.
seyuu: Rie Saito

NOTA: O nome da personagem pode ser erroneamente traduzido como Re-I, Lil ou Riru, devido à pronúncia japonesa das letras “R” e “L”, no entanto, nos primeiros episódios da série é possível verificar que o nome correcto é Real, pois encontra-se escrito no ecrã onde é mostrada a informação pessoal da personagem no consultório de Daedalus. O nome da personagem segundo o site oficial, citado no final do artigo, é Re-l e não Real, Lil, ou Riru como pode ser erroneamente traduzido.

Pino ~ Criança autoreiv infectada pelo vírus Cogito, cuidava da filha de Raul Creed e sua esposa antes de adquirir o vírus.
seyuu: Akiko Yajima

Iggy ~ Assistente robótico pessoal de Real Mayer.
seyuu: Kiyomitsu Mizuuchi

Raul Creed ~ O recém nomeado chefe do Escritório de Segurança dos Cidadãos. Ele é encarregado de encobrir o Proxy, e reporta diretamente ao regente.
seyuu: Hikaru Hanada

Kristeva ~ Assistente robótica pessoal de Raul.
seyuu: Houko Kuwashima

Daedalus Yumeno ~ Médico chefe do Time de Pesquisa do Proxy, diretor da Divisão de Saúde e bem estar. Ele tem dois assistentes robóticos, Deleuze e Guattari.
seyuu: Sanae Kobayashi

Donov Mayer ~ Velho e debilitado, é o regente de Romdeau, avô de Real. Ele fala através das vozes de 4 representantes (O coletivo), nomeados em homenagem a filósofos famosos: Derrida, Lacan, Husserl e Berkeley. Esses representantes aparecem como estátuas de Michelangelo, encontradas na Capela Médici.

Curiosidades:

Os nome dos seguintes personagens foram baseados em filosófos: Husserl, Kristeva, Derrida, Berkeley, Deleuze e Félix Guattari.

O primeiro episódio começa com uma citação da resposta de Michelangelo ao “Epígramo à Noite” de Giovan Batista Strozzi. A sequência de abertura do episódio 3 em diante mostra fragmentos dessa citação em italiano nos gráficos de fundo da montagem.

“Caro m’ è ‘l sonno, e più l’esser di sasso, Mentre che ‘l danno e la vergogna dura: Non veder, non sentir, m’ è gran ventura; Però non mi destar, deh! parla basso”

“Bem vindo seja o sono, mais bem vindo o sono de pedra. Enquanto o crime e a vergonha permanecem em terra; Minha grande sorte, não ver ou ouvir; Não me acordem – por piedade, falem baixo.”

No episódio 1, quando Vincent coloca leite no seu cereal de letrinhas, as letras flutuam soletrando “awakening” (“despertar”).

Dentro da câmara do regente Donov Mayer, as estátuas das duas figuras deitadas à direita são baseadas nas estátuas “Noite e Dia”, de Michelangelo, localizadas acima da cripta de Giuliano di Piero de Medici, na Capela dos Médici, em Florença. No anime, a figura feminina (noite) representa a voz de Lacan, e a masculina (dia) a voz de Husserl. As estátuas à esquerda são baseadas na obra “Crepúsculo e Amanhecer”, também de Michelangelo, colocadas acima da cripta de Giuliano di Lorenzo de Medici, também na Capela dos Médici. No anime, a figura feminina (Amanhecer) representa a voz de Derrida, e a masculina (Crepúsculo) a voz de Berkeley. Os nomes das estátuas, por sua vez, pertencem a dois grandes teóricos da psicologia e da filosofia, respectivamente: Lacan e Husserl. O primeiro era psicanalista,e ter sido chamado de noite pode ter alguma conexão com o inconsciente; enquanto que o segundo tem suas obras ditas como base da psicologia existencialista (ou fenomenologia existencialista), que tem uma visão mais clara, por assim dizer, dos eventos psíquicos.

Os robôs (AUTOREIVs) do anime possuem um aplicativo de nome Turing, que pode ser ligado e desligado, permitindo a conversa normal entre humanos e andróides. O nome foi dado em homenagem à Alan Mathison Turing, que criou o Teste de Turing, um teste de inteligência artificial.

O episódio 14 tem o título Ophelia. Ophelia é uma pintura de John Everett Millais, que retrata o suicídio da personagem de Hamlet, em um lago.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s