Lewis Carroll

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodson, (Cheshire, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898 ) foi um matemático e escritor inglês.

Lewis Carroll(Charles Lutwidge Dodgson), lecionava matemática no Christ College, em Oxford, era solteirão e excêntrico, gostava de lógica e matematica,escrevia textos nonsense e admirava a companhia de suas amigas crianças.

Edições brasileiras das obras de Carroll são, Alice no país das maravilhas (1865) e Alice no País do Espelho (Alice do outro lado do espelho, no título mais conhecido em Portugal) (1872), Algumas Aventuras de Silvia e Bruno, Rimas do país das maravilhas, A caça ao turpente, Obras escolhidas.

Alice teve um papel muito importante na trajetória de Carroll,era filha do deão Christ Church, ele levava Alice e suas irmãs para passear e foi em um passeio de barco que Carrol contou a historia ” Alice no Pais das maravilhas ” .As irmãs liddel que ao ouvirem a história, gostaram tanto que lhe pediram para escrever a história que tanto lhes havia agradado. “Quando criança Carroll brincava com marionetes e prestidigtação, e durante a vida inteira gostava de fazer passes de mágica, especialmente para as crianças. Gostava de modelar um camundongo com um lenço e em seguida fazê-lo pular misteriosamente com a mão. Ensinava as crianças a fazer barquinhos de papel e também pistolas de papel que estalavam ao serem vibradas no ar. Se interessou em fotografia quando esta arte mal havia surgido, especializando-se em retratos de crianças e pessoas famosas e compondo suas imagens com notável habilidade e bom gosto.”

Carrol era apaixonado por vários tipos de jogos,tanto que inventou um grande número de enigmas, jogos matemáticos e de lógica, gostava de teatro e era freqüentador de ópera, e manteve uma amizade por toda a vida com a atriz Ellen Terry.

Uma de suas frases mais marcantes era que “Gosto de crianças (exceto meninos)” Era um admirador de meninas crianças, gostava de entretê-las com jogos e histórias e travar conhecimentos, estes dias em que fazia amizade com uma era aclamado como um dia especial em seus escritos. Quando tinha oportunidade gostava de desenhar ou fotografar meninas nuas, com a permissão da mãe. “Se eu tivesse a criança mais linda do mundo para desenhar e fotografar”, escreveu, “e descobrisse nela um ligeiro acanhamento (por mais ligeiro e facilmente superável que fosse) de ser retratada nua, eu sentia ser um dever solene para com Deus abandonar por completo a solicitação”. Por temor que estas imagens desnudas criassem embaraços para as meninas mais tarde, pediu que após a sua morte fossem destruídas ou devolvidas às crianças ou a seus pais. Nenhuma parece ter sobrevivido.

Ambos os livros infantis de Carroll contêm inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto. Em Alice no país da maravilhas, em que a personagem Alice entrava em uma toca atrás de um coelho falante e caía em um mundo fantástico e fantasioso, uma das passagens mais conhecidas é a do chá com a Lebre de Março e o Chapeleiro, em que o Chapeleiro propõe um enigma, nunca resolvido por Carroll, ao perguntar “por que um corvo se parece com uma escrivaninha?”.

Muitos enigmas contidos em suas obras são quase que imperceptiveis para nós leitores atuais, pois continham referencias da época e piadas locais.

A parte do gato em cima da árvore também é bem lógica, ela pergunta qual caminho deve seguir, ele pergunta aonde que ela quer chegar, ela diz que qualquer lugar serve e ele logo responde, já que é qualquer lugar pode pegar qualquer um dos dois caminhos.

Lewis Carroll até hoje continua um enigma, e seus livros infantis ainda são uma fonte de diversão para adultos e crianças.

O Poema de Lewis intitulado “A morsa e o carpinteiro” aparece no livro 11 da famosa série de livros de Lemony Snicket,Desventuras em Série.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s