Fight Club Clube da Luta

Fight Club (br: Clube da Luta / pt: Clube de Combate), é um filme estadunidense de 1999, do gênero drama, dirigido por David Fincher. A sua banda sonora foi composta pelos Dust Brothers. O filme é baseado em romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996.

Edward Norton representa o papel do narrador, cujo nome é revelado no desenvolver da história(Tyler Durden alter ego). É um executivo que trabalha como investigador em uma companhia de seguros e vive muito confortavelmente, embora a sua existência seja vazia. Atormentado por insônias descobre finalmente uma cura: participar em sessões de terapia de grupo. Sente-se vivo e completo ao lado de pessoas cuja vida é indescritivelmente pior que a sua. A sua paz de espírito só é interrompida pela chegada de Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma sociopata com tendências suicidas cujos motivos para frequentar as sessões de terapia de grupo são parecidas com as dele próprio.

Casualmente, o narrador conhece Tyler Durden (Brad Pitt) numa viagem de avião, um homem fora do normal que ganha a vida como vendedor de sabonetes. Chegado a casa recebe a notícia que o seu apartamento explodiu. Sem saber o que fazer telefona a Tyler e encontram-se num bar onde, depois de este lhe propôr que passasse uns dias em sua casa, o convence a lutar com ele. Tyler apresenta-lhe então um novo estilo de vida: desligar-se da opressão social libertando a sua agressividade latente em lutas corpo-a-corpo. Assim nasce o clube que dá nome ao filme, que ganha cada vez mais adeptos ansiosos por aliviar as suas tensões lutando clandestinamente. Com o tempo o clube de combate evolui para algo mais: o Projeto Caos (Project Mayhem), uma organização anarco-primitivista orquestrada por Tyler que visa a propagação de seus ideais antimaterialistas e a destruição da própria estrutura económica da sociedade de consumo. Ao longo do tempo, organiza ações como explosões de bancos, destruição de cafeterias (Starbucks) e a maior ação planejada, destruir sedes de prédios financeiros no país.

Regras:

  1. Você não fala sobre o Clube da Luta
  2. Você não fala sobre o Clube da Luta
  3. Quando alguém gritar “pára!”, ficar no chão ou desmaiar, a luta acaba
  4. Somente duas pessoas por luta
  5. Uma luta de cada vez
  6. Sem camisa, sem sapatos
  7. As lutas duram o tempo que for necessário
  8. Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar

Jack é apenas uma referencia do narrador ao modo de viver, e não ele proprío.

O filme foi indicado ao Óscar de Melhores Efeitos Sonoros.

Pelo seu papel, Helena Bonham Carter ganhou o Empire Award de Melhor Atriz Britânica em 2000.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s