Le Parkour no Brasil

A história do Parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em São Paulo, o grupo hoje conhecido como Le Parkour Brasil começava a imitar os videos de David Belle vistos na internet. Em Brasilia, aqueles que hoje são membros da Associação Brasileira de Parkour começavam quase que no mesmo período a estudar e praticar o que então parecia um esporte radical. Em Julho de 2004, com o Orkut no início de sua estrondosa popularidade, a primeira comunidade brasileira de Parkour era criada, em forma de comunidade do Orkut com o nome “Le Parkour Brasil”. Deste então, se tornou o ponto de encontro entre os entusiastas dessa prática no Brasil. No final de Julho de 2004 contava com 7 membros, e agora em Junho de 2007 supera os 32000 membros.

Devido as suas características e aparente radicalidade, o Parkour no Brasil causou certa polêmica e seus praticantes eram frequentemente confundidos com vândalos. Os traceurs (como são chamados os praticantes dessa arte) são em determinadas ocasiões abordados por policiais e seguranças, incomodados com a prática, que tem a tendência a desafiar o espaço e seus obstáculos.

Em 18 de Outubro de 2005 foi lançado no país, o site da Associação Brasileira de Parkour. A Associação tem o intuito de organizar, divulgar, e instruir traceurs na prática do Parkour. Serve como referência para informações acerca do Parkour no Brasil. Seu atual presidente e co-fundador é Alberto Brandão.

Os encontros de Parkour são eventos de fundamental importância para a atividade no Brasil. Estes, promovem intercâmbio de experiências e informações que foram de fundamental relevancia para o desenvolvimento da disciplina. Com os encontros, formam-se novas amizades e reforçaram laços de coletividade da comunidade do Parkour no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s