Ode ao Burguês – Mário de Andrade

Ode ao Burguês
Mário Raul de Morais Andrade

Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Eu insulto as aristocracias cautelosas!
os barões lampiões! os condes Joões! os duques zurros!
que vivem dentro de muros sem pulos,
e gemem sangues de alguns mil-réis fracos
para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
e tocam os “Printemps” com as unhas!

Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais
o êxtase fará sempre Sol!

Morte à gordura!
Morte às adiposidades cerebrais
Morte ao burguês-mensal!
ao burguês-cinema! ao burguês-tílburi!
Padaria Suissa! Morte viva ao Adriano!
“_ Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
_ Um colar… _ Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”

Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
Oh! cabelos nas ventas! oh! carecas!
Ódio aos temperamentos regulares!
Ódio aos relógios musculares! Morte à infâmia!
Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados!
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
sempiternamente as mesmices convencionais!
De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira posição! Marcha!
Todos para a Central do meu rancor inebriante!

Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos,
cheirando religião e que não crê em Deus!
Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!
Ódio fundamento, sem perdão!

Fora! Fu! Fora o bom burguês!…

6 pensamentos sobre “Ode ao Burguês – Mário de Andrade

    • Anirak disse:

      Merda..se vc considera tal critica feita por um grande escritor do Modernismo a classe da burguesia como merda é pq já está acostumada a ser tratada como Merda por pessoas que pertence a tal classe..isto sim eu chamaria de Merda minha queridinha!!!!

  1. Tomas Turbano disse:

    arebaba…
    bem auspicioso

  2. Andreza disse:

    é interressante , tou estudando no momento isso, só queria mais significados para poder levar a conclusão do poema em classe

  3. Eu considero esta homenagem ao burguês muito interessante! Pois acabo de escolhê-la para postar no blog de minha escola para mostrar aos meus colegas e professores(as) de Redação. Beijos, by. : Jennifer Campbel Oaken – 101 – 2011 – F O R E V E R –

  4. erika disse:

    Merda isso é do modernismo merda é o mundinho q vc vive e chama de vida!! tenha mais valor com as obras mais antigas!!!

Deixe uma resposta

